Apresentação

Rua Larga, um grupo de jovens estudantes e ex-estudantes da Universidade de Coimbra, unidos pela cultura e tradição desta cidade, apresenta um repertório alargado de fado, guitarradas e canção de Coimbra, tendo actuado em diversos locais, como por exemplo: República Bota Abaixo, Cine-Teatro Avenida, FNAC Fórum Coimbra, Ateneu de Coimbra, Quinta do Outeiro, Rossio de Viseu, Universidade dos Tempos Livres, entre outros.

O grupo é actualmente constituído por Paulo Martins (guitarra), Filipe Veloso (viola), Leandro Fabião (viola) e Vasco Nogueira (cantor) e já contou com a participação de Ricardo Silva (guitarra).

Este grupo de amigos provenientes de várias escolas de música, incluindo a Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra e o Conservatório de Música de Coimbra, iniciou a sua actividade no dia 29 de Setembro de 2006, com a sua primeira actuação na abertura das Olímpiadas Iberoamericanas de Física, que decorreu no departamento de física da Universidade de Coimbra. A actuação decorreu num contexto de complemento a uma cerimónia que acolheu estudantes do ensino secundário de diversos países incluindo Portugal, Espanha, Brasil, Argentina entre outros.

Nasceu assim um novo grupo de fados que pretende cultivar e expandir o gosto pela cultura e tradição de Coimbra por todo o país, não esquecendo os eventos académicos desta cidade e o papel dos estudantes e da Universidade de Coimbra a nível nacional.